A Configuração da Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte Ifrn: Contexto e Perspectivas Atuais.

Por: Moyses de Souza Filho.

135 páginas. 2011 11/10/2011

Send to Kindle


Resumo

Ao longo do tempo a Educação Física no IFRN tem considerado o esporte como única possibilidade de ação pedagógica. No proposito de investigar os aspectos que determinaram tal condição, este trabalho objetivou analisar o contexto da Educação Física no âmbito institucional e suas perspectivas atuais no processo de transformação institucional. Nesse sentido, foram abordadas as seguintes questões de estudo: Quais os aspectos politico pedagógicos que influenciaram o contexto da Educação Física no IFRN e Como a experiência pedagógica no campus Mossoró se integrou às perspectivas de transformação curriculares propostas para o Ensino Médio e as transformações teóricas da Educação Física brasileira. No plano metodológico o trabalho fundamentou-se na abordagem qualitativa de investigação caracterizando-se como uma pesquisa descritivo-comparativa. A técnica de Análise do Discurso foi empregada nas falas dos colaboradores da pesquisa tendo como categorias de análise o tempo de atuação profissional na instituição; A relação de aplicação dos pressupostos oficiais com a prática pedagógica da Educação Física no IFRN; O esporte no processo de formação dos educandos e As perspectivas da Educação Física na atual configuração do IFRN. A análise dos dados nos possibilitou inferir que os pressupostos teóricos metodológicos da pratica pedagógica da Educação Física no IFRN precisam ser reformulados e que se faz necessário a sua contextualização com os princípios curriculares do projeto político pedagógico institucional e com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. A experiência pedagógica desenvolvida no Campus Mossoró esteve contextualizada com as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio e com as transformações teóricas da Educação Física brasileira. Concluímos que se faz necessário uma ação coletiva do grupo de professores para transformar o perfil pedagógico da Educação Física do IFRN além do respaldo institucional para que seja possível consolidar a Educação Física como componente curricular nas atuais dimensões de sociedade, ser humano, educação, ciência, tecnologia e trabalho propostos pelos princípios filosóficos e epistemológicos do Projeto político pedagógico do IFRN

Endereço: http://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14465

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.