A Configuração do Lazer no Espaço das Universidades da Terceira Idade

Por: Minéia Carvalho Rodrigues.

173 páginas. 2007 26/11/2007

Send to Kindle


Resumo

O grande desafio a que este trabalho se propôs foi o de desvendar o lazer no espaço institucional ,das Universidades da Terceira Idade. Para tal, buscamos verificar qual o conceito de lazer que ,sustenta suas propostas, os conteúdos culturais de lazer predominantes, os objetivos de suas ,propostas em relação ao lazer, as atividades de lazer desenvolvidas e o que estão denominando ,lazer em suas propostas. Enquanto metodologia, o estudo foi realizado mediante a combinação de ,pesquisa bibliográfica com as pesquisas documental e de campo. A técnica de amostragem ,utilizada para a seleção das duas Universidades da Terceira Idade, localizadas em Campinas-SPobedeceu a critérios não-probabilísticos, intencionais, por acessibilidade e concordância. Na ,pesquisa documental, fizemos uso da análise de conteúdo dos programas das duas instituições ,que participaram da investigação. Para coleta de dados, utilizei como instrumento a observação ,assistemática, entrevista semi-estruturada e ficha de informações sociodemográfica. Na busca de ,compreender como se configura o lazer no espaço institucional das Universidades da Terceira ,Idade, procurou-se justapor os dados da pesquisa bibliográfica com os da pesquisa documentalda observação e da entrevista. Com a realização deste estudo, foi possível afirmar que o lazer é a ,essência das Universidades da Terceira Idade investigadas e configura-se, neste espaço ,institucional, por meio dos seus conteúdos sociais, físico-esportivos, manuais, intelectuaisartísticos e turísticos. Contudo, a negação em relação ao lazer, encontrada em ambas as ,instituições, mostra a necessidade de um maior aprofundamento em relação ao conhecimento ,sobre o lazer por todos os envolvidos nas Universidades da Terceira Idade, já que o lazer se ,constitui em um instrumento pedagógico para o desenvolvimento dos indivíduos, não somente ,pelo seu comprovado valor educacional, mas também, pela identificação de seus conteúdos às ,expectativas dos idosos. O estudo também revelou que as Universidades da Terceira Idade ,representam novos modos de vivenciar o lazer na velhice.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2494&listaDetalhes%5B%5D=2494&processar=Processar

Tags: , ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.