Resumo

O conceito de Consciência Coletiva foi criado pelo sociólogo francês Emile Durkheim e trata-se de um conjunto de ideias morais e normativas para um mundo social. Segundo ele, para que exista um fato social, é preciso que pelo menos vários indivíduos mantenham ideias coletivas para se pensar e agir. A Consciência Coletiva aparece como regras estabelecidas, que delimitam o valor atribuído aos atos individuais, correspondentes a culturas, como a etiqueta, a moral, e as representações coletivas. Quando pensamos em resultados no futebol, abordamos também a questão da capacidade de realização coletiva das equipes, ou seja, a prática dessa coletividade auxilia na administração esportiva de cada equipe. Seja ele amador, ou profissional, tem que haver uma normativa, seguida pelo seus integrantes para obter resultados esperados. O futebol brasileiro representa a consolidação de uma identidade coletiva, de um símbolo nacional, apesar de todas as suas contradições. (MURAD, 2007). O presente estudo é de natureza básica, método não experimental, qualitativa. Será abordado de modo descritivo, com pesquisa bibliográfica, a real influência do conceito de Consciência Coletiva de Emile Durkheim no futebol dos dias atuais, e em quais aspectos podemos enfatizar esse conceito. Com base nos estudos, observa-se que de modo geral, a Consciência Coletiva está presente no futebol, em diferentes tipos de clubes, atuando de diversas maneiras, diretamente nos resultados finais das equipes. A aplicação desse conceito faz com que se entenda melhor a perspectiva de crescimento em todos os aspectos no mundo do futebol, desde a administração esportiva até praticas dentro de campo.