Resumo

O presente trabalho é fruto de pesquisa de doutoramento que discutiu o lugar da categoria consciência na obra de Lev Vigotski (Vigotski). Situando-nos no Tomo I das Obras Escogidas do presente autor (VYGOTSKI, 2013) nos deparamos com uma discussão de Vigotski analisando as teorias psicológicas circunscritas à sua época e a crise na Psicologia. De forma geral, para uma leitura vigotskiana, a subjetividade humana era tratada de forma fragmentada e sem incorporar o movimento característico de uma interpretação marxista da realidade e dos fenômenos psicológicos. Nessa perspectiva, objetivamos apresentar a categoria consciência enquanto unidade de superação entre o dualismo corpo e mente e, a partir desta definição, discutir possíveis aproximações com a Educação Física, na possibilidade que essa categoria nos fornece para a Educação Física enquanto atividade e espaço intencional de formação humana. A teoria psicológica desenvolvida por Vigotski e outros pensadores denominada de Psicologia Histórico-Cultural vem fornecendo subsídios para a fundamentação de diversas áreas, dentre elas a Educação e a Educação Física. Enquanto teoria psicológica, Vigotski fornece um arcabouço teórico para a estruturação, estudo e interpretação da subjetividade humana tendo como base Marx e Engels e outros teóricos, como Spinoza, que visaram desenvolver compreensões filosóficas almejando uma interpretação monista – e não dual. (TOASSA, 2014).

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