A Constituição de Corporeidades na Cosmologia Católica : Um Estudo em Brumal, MG

Por: Murilo Eduardo dos Santos Nazário.

2013 05/03/2013

Send to Kindle


Resumo

Quando discutido para além dos determinismos biofisiológicos, o corpo mostra-se um objeto valioso de estudo, embora ainda sejam discretas ações a esse respeito. As veredas de discussão podem ser diferentes, mas uma delas está relacionada ao campo da religiosidade católica brasileira e a seu empreendimento de organização da experiência nômica humana por meio da oferta e da difusão de estruturas de legitimação e plausibilidade, que constroem um cosmo coeso para aqueles que pertencem a tal solução sacral. Foi realizada uma pesquisa com os católicos da comunidade tricentenária de Brumal (MG), buscando-se observar as diferentes constituições corporais e os diferentes usos do corpo durante as manifestações daquela comunidade de fé. Apoiamos-nos, no primeiro ano de pesquisa, na técnica de observação participante, para entender como são organizados ritos, festejos, celebrações, novenas, orações, sacramentos e outras manifestações católicas locais. No segundo ano realizamos seis entrevistas com moradores da região, maiores de dezoito anos e de ambos os sexos. Os entrevistados foram escolhidos com base em três categorias, relacionadas aos níveis de participação e adesão religiosa: católicos conformistas, observantes e devotos. A partir da análise dos resultados e amparados pelos conceitos de habitus e de representação social foi possível investigar os sujeitos católicos de Brumal, cujas estruturas de plausibilidade e legitimação são interiorizadas e permitem aos fiéis desenvolver uma cosmovisão religiosa. Constatou-se que tais estruturas organizam a experiência dos moradores do nascimento (sacramento do batismo) até a morte (sacramento da unção dos enfermos) e que, nesse processo cronológico, o corpo expressa-se de maneira singular, sendo o principal interlocuto.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/1AK9II2R6CVVYTN9TLBAB3S3BKYIDRCMP8GAPLY8J7UVBPGBMY-15351?func=full-set-set&set_number=009207&set_entry=000024&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.