Resumo

Importantes reflexões e ensaios têm sido publicados sobre os pontos críticos da área de conhecimento da Educação Física, bem como, de sua relação com a educação profissional. Porém, pouco se conhece sobre a intervenção profissional e o seu efetivo conteúdo. Empreendemos como objetivo desse estudo identificar e compreender, junto aos profissionais de educação física, atuantes fora da instituição escolar, os tipos de categorias de conhecimento empregadas, as estratégias de ação que utilizam e as representações sobre suas próprias intervenções. Procuramos estabelecer uma base teórica que permitisse a identificação de propriedades objetivas e subjetivas da intervenção profissional, de modo que, para compreender a combinação desses aspectos num cenário dinâmico, optamos pelo encaminhamento metodológico dentro da abordagem qualitativa. A opção pela realização do estudo tipo etnográfico tornou-se uma condição fundamental para esclarecer como alguns processos se tornam significativos nas tomadas de decisão dos profissionais de educação física. Participaram do estudo três profissionais de educação física responsáveis pelo desenvolvimento de programas de atividade física para adultos, em academias. A estratégia que procuramos empenhar foi buscar identificar o que estava na base das articulações entre os diversos recursos que os profissionais detinham para enfrentar as situações profissionais e, assim, compreender e apreender o que estava subjacente à intervenção profissional. Consideramos finalmente que: o estabelecimento da educação física como um grupo profissional necessariamente demanda o entendimento do crescimento da complexidade de papéis desempenhados, das tensões jurisdicionais com outras áreas, da diversificação de demandas e responsabilidades sociais, o que caracteriza a peculiaridade da sua natureza, conteúdo e estrutura do conhecimento profissional. UNITERMOS: Educação física - Formação profissional; Educação física - Intervenção profissional; Profissões; Etnografia.

Acessar