A Construção do 7x1 Como Símbolo: Apontamentos Sobre a Gestão da Imagem nos Ambientes Midiáticos dos Megaeventos Esportivos

Por: .

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Nesta comunicação, vamos fazer algumas reflexões iniciais sobre a construção da derrota do Brasil para a Alemanha, na Copa do Mundo de 2014, por 7x1, como uma figura simbólica e sobre o potencial comunicativo dessa simbologia. O que transparece sobre o fato citado é a capacidade de, transcendendo ao futebol, a derrota histórica transformar-se em “algo mais”, ganhando uma simbologia que dialoga com vários aspectos da vida e da cultura brasileira. Para desenvolver essa reflexão, trabalharemos com o conceito de gestão e economia da imagem, entre outros conceitos de base da área de semiótica da cultura e esporte. Com essa reflexão, almejamos contribuir para os estudos que se seguem sobre o legado cultural do Mundial de Futebol realizado no Brasil bem como, também, sobre as dimensões comunicacionais desse megaevento esportivo. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.