A Construção da Identidade Negra nas Aulas de Educação Física: o Ensino de Capoeira e Danças Africanas na Escola Pública Municipal de Fortaleza Como Ações Afirmativas e Contribuição na Aplicação da Lei 10.639/03

Por: Arliene S Menezes Pereira, Aureo Kim Lima Lopes, Claudio H. Couto do Carmo, Cristiane Sousa da Silva, Geranilde Costa e Silva e Sammia Castro Silva.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho analisou como era desenvolvida e apresentada a história e cultura afro-brasileira no currículo da disciplina de 6º ao 9º ano nas escolas da rede municipal pública de Fortaleza pelos professores de Educação Física. Propôs então a formação de 10 professores de 4 escolas no bairro Pirambú (bairro da periferia de Fortaleza) através de oficinas e desenvolvimento de vivências corporais nas aulas a partir da cosmovisão africana. Usou como referencial teórico-metodológico a Pretagogia (Petit, 2015), uma pedagogia empretecida que elaborava materiais e convidava os professores a conhecer espaços de cultura afro-brasileiros; e o método Sociopoético (Petit, 2009), promovendo círculos de cultura freireano para construção coletiva do conhecimento e avaliação das práticas pedagógicas. Teve como objetivo desenvolver a formação de Professores da área de Educação Física acerca da Lei nº10.639/03, de modo que esses docentes pudessem levar aos discentes a valorizar e praticar as manifestações corporais da cultura afro-brasileira. Constatou que os professores pouco conheciam ou colocavam em prática a referida lei em suas aulas, e que ainda é necessário que se contribua com ações afirmativas, e que sejam adotadas estratégias de trato pedagógico de valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino (MEC, 2004). Contribuiu à comunidade escolar, como forma de ampliar seus conhecimentos com a cultura africana e afro-brasileira através de práticas pedagógicas que incluíam as danças africanas e a capoeira; premissa que é orientada nos PCN’s da disciplina mencionada (Munanga, 2005).

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.