Resumo

Esse estudo é resultado de uma investigação que teve como tema a construção da iden-tidade profissional de professoras a partir da atuação no Programa Esporte e Lazer da Cidade da Universidade Federal de Santa Maria (PELC/ UFSM) entre os anos de 2010 e 2012. Dessa forma, objetivou-se compreender de que modo a experiência de atuação no Programa repercutiu sobre a construção da identidade profissional das professoras investigadas. Trata-se de um estudo de caso com o uso das narrativas biográficas, no qual realizamos uma entrevista semi-estruturada de caráter biográfico com três pro-fessoras colaboradoras, seguida de uma análise dialógica do material coletado para a interpretação dos resultados. Observamos dois tipos distintos de identidade profissional entre as professoras: a primeira diretamente ligada a um trabalho de ministrar aulas e a segunda identificada com um trabalho de coordenação ou gestão, ambos marcados pelas trajetórias de atuação durante os convênios do Programa. Destacamos também os processos de autoformação como movimentos subjetivos de formação identitária duran-te os percursos dessas professoras.

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