A Construção da Nação Canarinho: Uma História Institucional da Seleção Brasileira de Futebol (1914-1970)

Por: Carlos Eduardo Barbosa Sarmento.

148 páginas. FGV. 2013

Send to Kindle


Sobre a Obra

Mundialmente conhecido, nacionalmente adorado, o futebol brasileiro tem uma história fascinante. Quem poderia imaginar que poucos anos depois de estrear oficialmente, em julho de 1914, a seleção brasileira seria catapultada à condição de símbolo de brasilidade, tornando-se assunto incontornável para torcedores, especialistas e, até mesmo, intelectuais? 
A construção da Nação Canarinho traz ao público algumas das várias histórias do futebol nacional. Nele, Carlos Eduardo Sarmento percorre um eixo de pesquisa pouco usual, a fim de compreender o processo de formação institucional da seleção brasileira. Por meio da análise de estratégias utilizadas por jogadores e dirigentes ao longo do tempo, o autor procura entender as relações estabelecidas entre a instituição, a cultura e a política. 

Endereço: http://editora.fgv.br/a-construcao-da-nacao-canarinho-uma-historia-institucional-da-selecao-brasileira-de-futebol-1914-1970

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.