A Construção das Competências Pedagógicas Através da Prática Como Componente Curricular na Formação Inicial em Educação Física

Por: Daniel Marcon.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.21 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar os lementos constituintes das atividades de prática como componente curricular que contribuem para a onstrução das competências pedagógicas dos estudantes-professores na formação inicial em Educação ísica. Participaram do estudo 10 professores- formadores do curso de Licenciatura em Educação Física da niversidade de Caxias do Sul - RS, e 10 estudantes-professores egressos desse curso, escolhidos intencionalmente entre aqueles que haviam participado de todas as modalidades de práticas edagógicas. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram a análise documental e a ntrevista, realizada tanto com os estudantes-professores, quanto com os professores-formadores. O estudo evidenciou importância da realização das atividades práticas para a formação dos professores, anto as práticas desportivas, quanto, e fundamentalmente, as práticas pedagógicas, desenvolvidas com os colegas e, principalmente, com os alunos da comunidade. A realização do planejamento das aulas, a possibilidade de aproximação do contexto escolar, o acompanhamento do professor-formador, as eflexões e os debates sobre a prática pedagógica, a inserção lenta e gradativa no mundo da docência, como reparação para os Estágios Supervisionados, e a descoberta da vocação para ser professor foram onsiderados os elementos constituintes da prática como componente curricular que mais contribuem ara o desenvolvimento das competências pedagógicas dos estudantes-professores.

Endereço: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v21n1/v21n1a2.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.