A Construção de Material Pedagógico Para o Ensino do Jogo e o Processo Educativo na Educação Física Crítico-superadora

Por: Carine Marques Charão, Gislei José Scapin, Leandra Costa da Costa, Maria Cecília da Silva Camargo e Maristela da Silva Souza.

Motrivivência - v.32 - n.61 - 2020

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Resumo

Este estudo originou-se nos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) do Curso de Educação Física – UFSM. Período em que houve a necessidade de construir material pedagógico para o trato com o conteúdo jogo. Objetivamos analisar a importância da participação do educando na construção de material pedagógico para seu processo educativo. Metodologicamente pauta-se por um relato de experiência. Utilizamos registros sistemáticos das aulas com uma turma de 4º ano da rede Estadual de Ensino Fundamental de SM – RS. Elaboramos nossa proposta de trabalho e lapidamos nossos resultados com base na Pedagogia Histórico – Crítica e na Concepção Crítico – Superadora. Como contribuições destacam-se a capacidade de análise da realidade, apropriação de novos materiais pedagógicos e ampliação da Cultura Corporal. Concluímos que as contribuições ultrapassam o contato com novas práticas corporais e expressam a capacidade de transformar coletivamente o cenário escolar.

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