A Construção do Acervo das Memórias Esportivas da Esef/ufpel

Por: Claudia dos Passos Hartwig, Julia Coelho Quintana, Larissa Zanetti Theil, Leontine Lima dos Santos, Lisiane Costa da Silva, Luciano Jahnecka, Marcela Amaral Martins, Paola Lem, Paulo Sergio Medeiros Barbosa, Priscila Postali Cruz e Roger Tavares Martins.

X Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança/ II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho visa relatar a experiência de organização do Acervo das Memórias Esportivas da ESEF/UFPel. A proposta de organização de um acervo começou a ser gestada em 2002 a partir de uma doação de 10 mil itens feita pela Prefeitura Municipal de Pelotas. Posteriormente, em 2005, com o apoio do Ministério do Esporte e do Ministério da Cultura teve inicio o trabalho de organização e estruturação do acervo propriamente dito. No exercício de limpar, registrar, catalogar e digitalizar, nos deparamos com uma memória esportiva da cidade e região compostas por uma riqueza de fontes orais, imagéticas e escritas.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.