A Construção do Legado dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 na Imprensa e a Formação de Um Conceito Midiático Para Megaeventos no Brasil

Por: .

XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Neste artigo, pretendemos mostrar a evolução da cobertura jornalística dos Jogos PanAmericanos no que se refere ao impacto sócio-econômico. A idéia é entender a evolução da construção do conceito de legado a partir de alguns dos principais jornais e revistas da mídia paulistana e carioca, tendo-se como escopo desde a divulgação da escolha do Rio de Janeiro como cidade-sede até as reportagens mais tardias, divulgadas já depois de meses do término do evento. O que se percebe é que, ainda que com limitações de ordem organizacional, o evento ajudou a construir um sentido para o conceito de legado e megaevento esportivo na sociedade atual e, com isso, tem particular influência na cobertura jornalística da escolha do país para sede da Copa do Mundo de 2014 e possibilidades para a Olimpíada de 2016.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.