A Construção dos Saberes Disciplinares do Curso Normal da Escola Superior de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (1940-1956)

Por: .

187 páginas. 2017 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O Curso Normal foi o primeiro oferecido pela Escola Superior de Educação Física (ESEF), quando esta instituição iniciou suas atividades em 1940. A ESEF foi pioneira na formação de professores(as) civis de Educação Física no estado do Rio Grande do Sul e permaneceu por 30 anos nesta condição. Tal fato robustece a relevância do Curso Normal, que proveu as escolas com professores(as) de Educação Física durante os 15 anos que se manteve em funcionamento (1940- 1956). Neste cenário emerge o seguinte problema de pesquisa: como ocorreu a formação de professores(as) do Curso Normal de Educação Física da ESEF, notadamente com respeito aos saberes disciplinares, no período de 1940 a 1956. O recorte temporal compreende o ano de 1940, quando o Curso Normal entrou em funcionamento, até 1956, o último ano em que foi oferecido, sendo substituído no ano seguinte pelo curso de Educação Física Infantil. Esta pesquisa tem como alicerces os pressupostos teórico-metodológicos da História das Disciplinas Acadêmicas e Escolares, dos Saberes Disciplinares e da Nova História Cultural. Nesta perspectiva, foram analisadas fontes documentais compostas pelos Programas de Ensino das disciplinas do Curso Normal de Educação Física e por documentos legais, especialmente, a legislação do período. Além disso, fizeram parte do corpus de análise fontes orais, que procederam do depoimento de exalunas( os) do Curso Normal. A interpretação das fontes de pesquisa evidenciaram que a construção dos saberes disciplinares do Curso Normal da ESEF foi influenciada pela contribuição de médicos e militares, os quais imprimiram seus preceitos nas bases da escola sul-rio-grandense. Ademais, figuraram nesse cenário prescrições advindas de normativas legais e, também, de modelos e orientações que perpassavam a Educação Física no período. Os contornos adquiridos pelos saberes disciplinares, apresentaram características pontuais vinculadas ao Método Francês de ginástica, abarcando também aspectos de ordem pedagógica e influências advindas das trajetórias vivenciadas por alguns dos docentes vinculados ao Curso Normal.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/165467

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.