A Construção e (des)construção da Identidade da Seleção Brasileira

Por: Christiane Bara Paschoalino.

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo é investigar a inquietação manifestada pela mídia em relação ao interesse do torcedor sobre a Seleção Brasileira onde o discurso da perda da identidade é recorrente e justificado pela prevalência dos interesses do marketing no cenário esportivo. Além de resgatar o histórico da Seleção Brasileira como identidade nacional, o trabalho buscará evidências que comprovem a hipótese de descontrução dessa identidade. A pesquisa será estruturada em três etapas: a) análise das respostas de um questionário aplicado a uma amostra de 46 torcedores; b) comparação dos resultados obtidos com índices de audiência do IBOPE e c) análise da narrativa de dois cronistas esportivos. O recorte temporal desta investigação será de 23 de maio a 6 de junho, período que coincide com a participação da Seleção Brasileira nos três jogos amistosos escolhidos para análise.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.