A Construção de Saberes Matemáticos Entre Jovens e Adultos do Morro de São Carlos
Por Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED, n 27, 2004. Da página 109 a 124
Resumo
O texto procura compreender as relações entre os conhecimentos matemáticos construídos por jovens e adultos trabalhadores na vida cotidiana e os conhecimentos matemáticos escolares. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa etnográfica no Morro de São Carlos, Rio de Janeiro, acompanhando a rotina local de um curso de educação de jovens e adultos, assim como aspectos da vida diária dos alunos e da vida comunitária na favela. Os resultados indicaram uma estreita associação entre o uso de habilidades matemáticas no cotidiano com a necessidade de garantir formas de sobrevivência, assim como a importância de fatores afetivo-emocionais como impulsionadores de raciocínio matemático. O mundo da escola e o mundo da vida cotidiana apareceram como separados, assim como os conhecimentos matemáticos pertencentes a um ou outro contexto. Palavras-chave : etnomatemática; educação matemática de jovens e adultos; representações quantitativas e espaciais.