A Construção de Um Corpo Metodológico Para a Educação Física: a Relação Sujeito / Objeto

Por: e Ricardo de F. Lucena.

I Congresso internacional de Educação Física de Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo visa, inicialmente, apontar para o problema do método em EF, mais especificamente da relação sujeito objeto durante o trabalho de pesquisa e da necessária ligação entre este tópico e a constituição
da EF, enquanto área circunscrita a um campo de saber. O diagnóstico do problema partiu, a princípio, da bservação direta e foi corroborado através de pesquisa bliográfica realizada na biblioteca da FEF-UNICAMP. As observações, leituras e análises dos textos levou-nos a vislumbrar a veiculação, na área de ensaio de corpo teórico para a EF onde manifestam-se as seguintes tendências: 1) afastamento entre sujeito e objeto, justificado pela ânsia à objetividade e exatidão do trabalho científico: 2) distanciamento entre sujeito que pesquisa e outro que aplica o conhecimento, o que se traduz na dicotomização entre teoria e prática: 3) Desenvolvimento de uma ciência que em nada é relacionada às condições materiais e sociais em que se origina. Concluímos que, mesmo com o avanço de profissionais da área, a negação e a superação desta situação em relação com o retorno reflexivo do sujeito científico sobre seu campo de atuaçâo e sobre si próprio, sujeito incluído numa cultura, sociedade e história.

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.