A Construção e Validação de Um Módulo de Ensino de Basquetebol Num Ambiente Multimedia Interactivo

Por: François Marchessou, Hermínio Barreto, José Diniz e Ronaldo Nascimento.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

A utilização do computador como meio de ensino à distância na educação física é, ao contrário daquilo que acontece noutras áreas, um recurso recente e com escassa utilização. Estamos convictos que, na área do Ensino da Educação Física e Desportos, a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) se desenvolverá principalmente como forma de optimização e não de substituição do ensino tradicional, correspondendo à necessidade de diversificação de estratégias de ensino face à crescente heterogeneidade dos estudantes. Foi nesta perspectiva que devolvemos um módulo de ensino do basquetebol em suporte multimédia interactivo dirigido a alunos de um curso superior em Educacação Física e Desporto Escolar. Na sua construção e validação por peritagem esteve envolvida uma equipa multidisciplinar onde participaram especialistas em: Basquetebol, Currículo, Informática, Multimédia e Ensino à Distância. O desenvolvimento do módulo baseou-se num software de autoria - Winscope - que permite a perfeita integração de seqüências de video, fotografias, textos e outros meios gráficos. O software desenvolvido permite a monitorização de toda a actividade de aprendizagem realizada pelos estudantes, sendo possível, entre outros dados, que serão apresentados, registara duração do acesso ao módulo, o percurso utilizado no acesso, o êxito alcançado nas diferentes questões colocadas e o recurso aos dispositivos de "ajuda". Na comunicação realizaremos uma apresentação do módulo de ensino que pode ser disponibilizado aos estudantes quer em CD-ROM, quer em rede local, quer através da Internet, bem como dos princípios que estiveram subjacentes à sua construção e ainda os dados da sua validação.

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