A Contribução do Ambiente Virtual Eureka Para a Realização de Um Módulo Virtual de Aprendizagem Sobre Inteligência Emocional na Disciplina de Psicologia do Esporte do Curso de Bacharelado em Educação

Por: Franciele Luci Matucheski.

2010 12/08/2010

Send to Kindle


Resumo

Para inovar as aulas presenciais e fornecer aos docentes possibilidades de ampliar as suas práticas pedagógicas, a PUCPR desenvolveu um ambiente virtual de aprendizagem, o Eureka. Este ambiente disponibiliza aos agentes educacionais diferentes ferramentas virtuais que tornam o processo de ensino e aprendizagem mais colaborativo e flexível. Visando flexibilizar o tempo e espaço de estudo, foi estruturado o SAAW no próprio ambiente; esta funcionalidade propicia aos docentes da instituição construir objetos de aprendizagem que podem ser utilizados tanto nas aulas presenciais quanto a distância; ademais, propicia à PUCPR ofertar cursos ostentados na Portaria dos 20% do MEC. Este estudo buscou verificar se o Eureka, juntamente com todas as suas ferramentas e funcionalidades, proporciona um aprendizado significativo por meio da modalidade a distância. Para a realização da pesquisa foi construído um objeto de aprendizagem, sobre Inteligência Emocional e Esportes, que foi aplicado em duas turmas do 7° período do curso de bacharelado em Educação Física da PUCPR, totalizando 72 alunos. Para a obtenção dos dados em relação à contribuição do Eureka na aprendizagem da modalidade a distância, os alunos realizaram um conteúdo sobre Inteligência Emocional da disciplina de Psicologia do Esporte na modalidade online e, para tal, utilizaram módulos virtuais de aprendizado disponibilizados nesse ambiente. A duração desta experiência foi de quatro semanas. As atividades desenvolvidas distribuíram-se na participação em chat, fórum, leitura dos módulos, elaboração de papers, inserção de webgrafia, entre outras. A análise dos dados deste trabalho está apoiada em renomados autores da temática EAD, como FORMIGA (2009), MATOS; TORRES (2009), MORAN (2006), PORTILHO (2009), SILVA (2006). Esta pesquisa aponta que os alunos mostraram-se resistentes à modalidade de ensino online, pois necessitam da presença física do professor, além de não possuírem autonomia para gerenciar os seus estudos, o que pode ser justificado pelo ensino tradicional herdado da educação básica. Porém, mesmo resistentes à EAD, os alunos em sua grande maioria alcançaram uma aprendizagem significativa e aprovaram as ferramentas do Eureka.

Endereço: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=203044

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.