Resumo

A Educação Física na escola é responsável pela formação de alunos, pois através de suas atividades corporais ela implementa diversos valores, sejam eles físicos, de cognição como também sociais. A partir dessa abordagem de conteúdos, proporciona-se ao aluno adquirir uma pluralidade de conhecimentos, buscando na amplitude da Educação Ambiental, possibilidades para que o mesmo possa desfrutar de novas formas de apreender conteúdos, relacionando o meio em que ele vive com o ambiente que o cerca, aliando o aprendizado com uma forma prazerosa de o professor repassar o conteúdo (CUNHA, 1996). O presente estudo tem como objetivo analisar como a Educação Física infantil nas escolas municipais de Campina Grande/PB aborda a Educação Ambiental em suas aulas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como exploratória. A amostra composta por cinco professores de Educação Física, escolhidos aleatoriamente, de escolas da rede municipal de ensino, os quais responderam um questionário elaborado pelos pesquisadores, contendo seis perguntas (objetivas e subjetivas). Após a coleta dos dados, os questionários foram divididos em categorias para melhor análise. Dentre as questões elaboradas, foram abordados os conhecimentos acerca dos PCN’s como também, se há inclusão dos temas transversais nas aulas de Educação Física.

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