A Contribuição da Experiência Esportiva Positiva, Mediada Pela Motivação, no Propósito de Vida de Jovens Atletas Brasileiros

Por: Patrícia Aparecida Gaion Rigoni.

154 páginas. 2014 25/08/2014

Send to Kindle


Resumo

Resumo: O esporte tem sido apontado como um importante contexto para o desenvolvimento positivo dos jovens. Apesar disso, há uma lacuna a respeito do impacto da experiência esportiva positiva na dimensão espiritual dos atletas, caracterizada pela promoção de sentido ou propósito da vida. O objetivo do estudo foi analisar a contribuição da experiência esportiva positiva, mediada pela motivação, no propósito de vida de jovens atletas brasileiros. Para caracterizar o atual estado da arte dos artigos que utilizaram a abordagem do desenvolvimento positivo dos jovens com atletas de equipes competitivas, o primeiro artigo da tese compreendeu uma revisão sistemática, na qual 13 artigos atenderam aos critérios de inclusão. Foi notado uma carência de estudos e de instrumentos válidos em língua portuguesa. Assim, no segundo artigo da tese, foi realizada a adaptação transcultural e validade do Questionário da Experiência de Jovens no Esporte (YES-S) com 888 atletas paranaenses, o qual demonstrou ajuste psicométrico adequado com a inclusão de um fator de segunda ordem denominado de experiência positiva dos jovens no esporte. A análise do impacto da experiência esportiva positiva, mediada pela motivação, no propósito de vida de jovens atletas compreendeu o terceiro artigo original da tese e foi realizada com 473 atletas brasileiros. Os achados confirmaram parcialmente as hipóteses do estudo, indicando que a experiência esportiva positiva, mediada pela motivação, contribuiu mais para a realização existencial (27%) do que para o vazio existencial (15%). Para a realização existencial, houve impacto direto da experiência esportiva positiva (0,34) e indireto, mediada pela motivação intrínseca (0,12). Por outro lado, no vazio existencial, não houve impacto indireto significativo, mediado pela motivação (-0,07), sendo mais importante o impacto direto da motivação intrínseca (-0,40) e extrínseca (0,45). Concluiu-se que a experiência esportiva positiva pode contribuir para o propósito de vida de jovens atletas brasileiros, ajudando-os a encontrar o sentido da vida e aumentando sua realização existencial.

Endereço: http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000220797

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.