A Contribuição do Profissional de Educação Física Para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Portadores de Distrofia Muscular Progressiva

Por: Fabiano Tavares, Gilberto Moreira Santos Júnior e Silvana Aparecida Pessoa.

IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho situa-se na área de Educação Física adaptada, pesquisar qual a melhor proposta a ser aplicada para uma melhoria da qual idade de vida dos portadores de Distrofia Muscular Progressiva, dentro das atividades físicas, foi a indagação que viabilizou este estudo. A integração e a inter-relação doença/exercício físico no prolongamento da capacidade físico-motora do deficiente, foram nossos objetivos. A pesquisa insere-se no estudo de um histórico de vida, ande partimos através de coleta de dados, por meio de observação direta, entrevistas, pesquisa bibliográfica de artigos, apostilas, publicações, para levantar algumas respostas ao questionamento anteriormente levantado. As categorias de análise que subsidiaram nosso trabalho foram o conhecimento da forma da transmissão da doença, sintomas, conseqüências e a estigmatização social do portador dessa deficiência. Este estudo está em fase de desenvolvimento, onde buscamos formas de propostas adequadas para auxiliar no trabalho físico e na sociabilização do distrófico.

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.