A Contribuição dos Jogos Cooperativos em Situações de Vulnerabilidade Social

Por: Cássio José Silva Almeida.

2012 00/00/0000

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Resumo

As dificuldades de relacionamentos interpessoais no contexto escolar agravadas pela intolerância e a violência em todas as idades dentro das escolas, principalmente as que se encontram em ambientes precários e carentes de condições básicas para o bom desenvolvimento dos alunos comprometendo a percepção que esses indivíduos têm do ambiente alavancaram esta pesquisa que tem como objetivo contribuir para a melhor compreensão do papel dos jogos cooperativos na Educação Física Escolar, como fator de ampliação da percepção do ambiente, junto às crianças que vivem em ambiente de vulnerabilidade social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no qual se utilizou a pesquisaação como método por se considerar que determinadas especificidades apresentadas no comportamento das crianças têm origem e sentido nos fenômenos sociais complexos e vulneráveis vivenciados por elas. Nesse sentido, os dados analisados consistem do acompanhamento de um grupo de vinte e cinco (25) alunos do ensino fundamental, com idade entre 09 a 11 anos, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora “Claudina de Oliveira Ramos”, situada no município de Mogi-Guaçu / São Paulo, que participaram durante quatro semanas de jogos cooperativos. A coleta dos dados foi através de filmagens dos jogos desenvolvidos com os alunos e das sessões de discussões, após eles assistirem aos vídeos. Estes dados foram complementados pela análise das informações da fichas sócio econômicas de identificação do aluno preenchida no ato da matrícula na escola. Os vídeos foram transcritos e analisados segundo seu conteúdo e os dados foram organizados conforme Indicadores de inter-relação empírica: organização espacial, agressividade, cumprimento de regras, agrupamento por gênero e cooperação. E Indicadores de inter-relação analítica: intolerância, insegurança, confiança, solidariedade e autoconfiança. Posteriormente, foi realizada uma analise do conteúdo geral das sessões de discussão. Os resultados desta análise apontam para a confirmação da hipótese de que ocorre uma produção de sentido através desta metodologia da Pesquisa ação e que a Educação Física utilizando como ferramenta os jogos cooperativos, pode contribuir de forma eficaz para a construção da cultura de sustentabilidade, na medida em que colabora para ampliação da consciência do ambiente, elemento fundamental para a cidadania responsável e participativa.

Endereço: http://www.fae.br/mestrado/unico.php?id=22

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