Resumo

Este estudo teve por objetivo desenvolver uma pesquisa sobre a contribuição da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) para o esporte nacional: 1933 a 2000. A investigação aqui articulada em função da especifi cidade do objeto, situou-se no período entre 1933 e 2000 tendo como enfoque a construção do Esporte nacional. Para a realização desta pesquisa buscouse a instrumentalização teórica no estudo da Memória e optou-se por procurar nos recursos da pesquisa documental respostas para as questões que motivaram a realização deste trabalho. Em relação às fontes, pode-se dizer que o estudo está permeado no primeiro plano pela relação Exército - Esporte - Educação Física, o que necessariamente, remeteu à busca de fontes vinculadas aos militares, às ciências sociais e humanas. Datas e fatos da contribuição da EsEFEx para o esporte nacional foram obtidos a partir de boletins escolares, boletins internos e boletins do Exército existentes no arquivo da EsEFEx, bem como as Revistas de Educação Física da Escola de Educação Física do Exército. O estudo verifi cou que a contribuição da EsEFEx para o esporte nacional ocorreu em fases distintas e com características particulares: a) Fase da Busca da Eugenia e de Infl uência na Formação de Profi ssionais de Educação Física e de Medicina Esportiva (1933 a 1941); b) Fase do uso do Esporte na preparação para a Guerra e de Infl uência na Administração Esportiva (1942 a 1967); c) Fase de Cientifi cação do Treinamento Esportivo (1968 a 1979); d) Fase de valorização do Esporte Militar (1980-1989); e) Fase de Reestruturação no Sentido da Ciência do Esporte (1990 a 2000).

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