A Contribuição do Trampolim Acrobático Para o Treinamento dos Exercícios de Solo na Ginástica Artística

Por: Cleusa Medina Custódio Alves.

91 páginas. 1994

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar se há diferença no desempenho técnico e no desenvolvimento de habilidades motoras entre dois grupos de ginastas submetidos a dois métodos de treinamento para exercícios de solo na ginástica artística – com e sem a utilização do trampolim acrobático. No que se refere a metodologia, optou-se por uma investigação experimental, que foi constituída de pré e pós-teste com grupo experimental e de controle, selecionados aleatoriamente. Os grupos foram compostos por 26 crianças de ambos os sexos, praticantes de ginástica artística. Tanto o grupo experimental (13 crianças) como o grupo controle (13 crianças) realizaram um período de intervenção, de 46 aulas, sendo 04 aulas semanais, com duração de 60 minutos cada. O grupo experimental utilizou o trampolim acrobático, como material didático e o controle, pista de colchões para ginástica. Como resultado da pesquisa, verificou-se uma melhora estatisticamente significante (p < 0,05) nas médias obtidas pelo grupo experimental. Com base nos resultados da pesquisa, recomendou-se incentivar de forma planejada, a prática do trampolim acrobático, integrando-o no programas de treinamento da ,O estudo possibilitou a elaboração de um perfil de treinamento com a utilização do trampolim acrobático.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=212&listaDetalhes%5B%5D=212&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.