A Copa do Mundo é Nossa: a Organização do Mundial de Futebol no Brasil em 2014, Retratada Pela Imprensa Nacional e Européia

Por: José Carlos Marques e Mayra Cristina Lopes.

XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho propõe uma análise sobre como a imprensa brasileira e européia retrataram a capacidade de o Brasil promover a Copa do Mundo de 2014, assim que o país foi nomeado pela Fifa (Fédération Internationale de Football Association), a 30 de outubro de 2007, como sede oficial do evento. O corpus de análise restringiu-se aos jornais brasileiros Folha de São Paulo e O Globo, e aos diários europeus Le Figaro (França), The Times (Inglaterra), El Pais (Espanha) e Diário de Noticias (Portugal) durante o segundo semestre de 2007. Pretendeu-se verificar, por meio das teorias do jornalismo, como esses veículos construíram a imagem do Brasil diante do desafio de se organizar uma competição dessa grandeza, compromisso assumido pelo país em meio às discussões sobre investimentos em infra-estrutura, desigualdade social, corrupção, violência e paixão pelo futebol.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/index.htm

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.