A Copa e a Mídia: Reflexões Sobre a Mais-valia Ideológica, a Soberania Comunicacional e o Jornalismo

Por: Elaine Tavares.

Motrivivência - v.21 - n.33 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O texto traz uma reflexão sobre a forma como a mídia comercial tem atuado no que diz respeito ao anúncio das benesses da realização da Copado Mundo no Brasil em 2014. A análise se faz a partir dos conceitos de mais-valia ideológica, proposto por Ludovico Silva, soberania comunicacional, uma construção coletiva dos comunicadores populares venezuelanos e brasileiros,e o jornalismo como forma de conhecimento, proposto por AdelmoGenro Filho. Parte-se da pedagogia de sedução capitalista, incensada pela mídia, e chega-se a propostas de controle popular soberano e jornalismo libertador

Endereço: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/15580/14117

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.