A Copa do Mundo é Nossa?

Por: Clayton Cesar de Oliveira Borges.

Conexões - v.13 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O presente relato de experiência é um trabalho pedagógico desenvolvido nas aulas de Educação Física durante o primeiro semestre de 2014, na escola estadual Ida Yolanda Lanzoni de Barros, localizada na cidade de Sorocaba-SP, com estudantes dos 5º anos do ensino fundamental, ancorado em alguns pressupostos da perspectiva multicultural da Educação Física, tais como: mapeamento, valorização da cultura corporal patrimonial e a experiência dos estudantes, problematização, ampliação, aprofundamento e ressignificação dos saberes relativos à prática corporal estudada. Nos caminhos trilhados durante as aulas, foram utilizados diversos recursos e estratégias didático-pedagógicas, como registros em cadernos, pesquisas, apresentações, entrevistas, problematizações, organização de vivências de jogos de futebol e assistência a vídeos, que contribuíram para o entendimento dos estudantes sobre alguns aspectos históricos da Copa do Mundo de futebol, ampliação e aprofundamento dos saberes das crianças no tocante a alguns problemas sociais decorrentes da realização deste megaevento esportivo realizado no Brasil e a organização e vivência de jogos de futebol nas aulas, criando formas de ressignificar a prática corporal ao contexto da classe.
 

Endereço: http://conexoes.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/1186

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.