A Criação Coreográfica da Dança: Uma Tradução de Elementos Pedagógicos

Por: Elaine Melo de Brito Costa.

IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Percebe-se historicamente que a dança quando trazida para uma discussão científica vem sendo abordada pela vertente artística ou educacional. No primeiro caso refere-se ao espetáculo (produto) - técnica apurada, bailarinos que reproduzem movimentos etc. No segundo é a educação através da dança. Aí remete-se à escola, valoriza-se a criatividade, enfatiza-se o processo. Criam-se então rupturas na dança. O estudo procura traduzir o que a dança em seu processo coreográfico poderá apontar como elementos pedagógicos, na tentativa de estabelecer um diálogo entre o artístico e o educacional. Partiu-se de uma pesquisa iconográfica (estudo das imagens), utilizando-se uma abordagem hermenêutica (visual). Fez-se uso de dois instrumentos de investigação: imagens fotográficas e caderno de campo (observação in loco).

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.