Resumo

O PRESENTE TRABALHO É UMA PESQUISA DOCUMENTAL, DESCRITIVA E HISTÓRICA QUE BUSCA REVELAR E RELEVAR AS INTER-RELAÇÕES QUE CONDUZIRAM À CRIAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO DA UNESP NO ANO DE 1984. A UNESP FOI FUNDADA EM 1976 A PARTIR DA FUSÃO DE INSTITUTOS ISOLADOS SENDO COMPOSTA NESSE PERÍODO POR 16 FACULDADES NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, JÁ EXISTENTES ANTERIORMENTE. SOBRE ESTAS, JÁ EXISTEM PRODUÇÕES ACADÊMICAS PUBLICADAS A RESPEITO DE SUA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COMO, POR EXEMPLO, SOBRE A FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (FCHS) DE FRANCA COMO EM PORCEL (2001) E MOTOKI (1997), SOBRE O INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS (IBILCE) DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (ATTAB, 2016), ALÉM DE OUTROS ESTUDOS QUE REÚNEM ALGUM DADOS HISTÓRICOS RELEVANTES AO COMPLEXO DE FACULDADES COMO É O CASO DO LIVRO “UNESP 40 ANOS” DE D’AMBROSIO (1964). GARCIA (2008), NO RELATO DA HISTÓRIA E MEMÓRIA SOBRE OS 50 ANOS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM RIO CLARO, TRAZ A ENTREVISTA COM UM DOS PRIMEIROS PROFESSORES DA INSTITUIÇÃO, LUIZ ALBERTO LORENZETTO. EXISTEM TAMBÉM ESTUDOS RELACIONADOS ÀS INFLUENCIAS HISTÓRICAS QUE LEVARAM AS UNIVERSIDADES AO QUE SÃO HOJE, ALÉM DE OUTRAS CONSTATAÇÕES MAIS ESPECÍFICAS SOBRE CADA INSTITUTO, AS QUAIS SERVEM COMO COMPLEMENTO PARA A COMPREENSÃO E ESTUDO DE SUA FORMAÇÃO. NESTE TRABALHO, SERÁ FEITA A ”RECONSTITUIÇÃO TEMPORAL POR MEIO DE PESQUISAS EM ARQUIVOS OFICIAIS, EM JORNAIS, EM DEPOIMENTOS DIVERSOS FEITOS POR POLÍTICOS, [POR DIRIGENTES UNIVERSITÁRIOS], POR DOCENTES E EX-DOCENTES, EX-ALUNOS E EX-FUNCIONÁRIOS, A IMENSA MAIORIA DOS QUAIS ESTÁ APOSENTADA.” (ATTAB, 2016, P. 19-20). DESSA FORMA, SERÃO CONSULTADOS OS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA A CRIAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NOTÍCIAS NOS JORNAIS DIÁRIO DO RIO CLARO E JORNAL CIDADE DA ÉPOCA E EM ÓRGÃOS DA GRANDE IMPRENSA, O ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO, ASSIM COMO SERÃO REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS PROTAGONISTAS DA CRIAÇÃO DO CURSO DENTRO DESTE PERÍODO HISTÓRICO. OS RESULTADOS ESPERADOS COMPORÃO UM ACERVO DE DOCUMENTOS E ENTREVISTAS QUE SERÃO ORGANIZADOS DE FORMA CLARA, COESA E COERENTE, RESGATANDO DE FORMA AMPLA E MULTIFACETADA A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO PRIMEIRO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNESP E SEGUNDO CURSO PÚBLICO DO ESTADO. O ESTUDO DO CENÁRIO ACADÊMICO RETROATIVO POSSIBILITA O BALANÇO DOS ERROS E ACERTOS DO PASSADO COM VISTAS ÀS TOMADAS DE DECISÃO REFERENTES AO CURSO. NESTA ÓPTICA, CONCLUI-SE QUE DESCREVER E ANALISAR A TRAJETÓRIA INICIAL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA AUXILIARÁ EM SEUS PRÓXIMOS PASSOS.

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