A Criação da Escola Superior de Educação Fisica do Rio Grande do Sul: a Formação de Professoras(es) Para a Construção do Campo

Por: Vanessa Bellani Lyra.

276 páginas. 2013 21/08/2013

Send to Kindle


Resumo

A Escola Superior de Educação Física (ESEF) foi a primeira instituição criada no estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de especializar professoras(es) para a atuação profissional. Por permanecer como a única a desempenhar tal função durante o tempo de 30 anos (1940-1970), a referida instituição recebe lugar de destaque nesta pesquisa, na medida em que é compreendida como condição de possibilidade para a construção do campo da Educação Física no estado do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, o objetivo geral aqui privilegiado foi o de percorrer a trajetória histórica da ESEF, (re)construindo-a naquilo que julgou-se sua principal função diante do então emergente campo da Educação Física sul-rio-grandense: a formação de professoras(es) especializadas(os) para a atuação no ambiente escolar. Partindo-se de uma perspectiva histórico-cultural de análise, fomentada pela interface com a categoria sociológica “campo”, operacionalizada a partir da obra de Pierre Bourdieu, o estudo é conduzido no sentido de identificar as condições de emergência, de inserção e de funcionamento da ESEF em sua função formadora. A investigação assentou-se na análise de documentos escritos, iconográficos e orais, os quais foram concebidos enquanto materiais e textos históricos, portadores de mensagens, sentidos e finalidades particulares ao seu contexto. Assim interpretadas, as fontes revelaram que a ESEF estabeleceu-se como instituição que refletia os interesses e modelos nacionais pré-estabelecidos e, ao mesmo tempo, apresentava um modelo protagonista ao cenário educacional do Estado. Uniformizadora das práticas e modos de ensinar Educação Física no ambiente escolar, a ESEF foi responsável por contribuir significativamente para a criação das bases do campo, ao lançar-se à tarefa de formar as(os) primeiras(os) professoras(es) especializadas(os) e irradiá-las(os) pelas escolas primárias, secundárias e/ou normais de diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/81217

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.