A Cultura Escolar da Educação Física no Eja: o Paradoxo Entre a Ruptura com a Noção de Atividade e a Falta da Prática Corporal

Por: Mariana Purcote Fontoura e Santiago Pich.

EF&C - Educación Física Y Ciencia - v.15 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa referenciada no campo de estudos da cultura escolar, e aborda a cultura escolar específica da educação física de uma escola de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Curitiba – PR. Metodologicamente nos orientamos pelos conceitos e critérios da etnometodologia, o que nos levou a uma longa imersão no campo. Os principais resultados nos mostram a relevância na constituição da identidade docente na configuração da cultura escolar dA educação física, bem como que a oferta meramente teórica da disciplina nos coloca frente a um paradoxo: por um lado nos sinaliza a necessidade de rompermos com a tradição da Educação Física enquanto “atividade”, mas também revela a necessidade da experiência corporal como substrato necessário para a elaboração teórica
 

Endereço: http://www.efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/EFv15n01a03

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.