A Cultura Escolar Sob o Olhar do Paradigma da Complexidade: Um Estudo Etnográfico Sobre a Construção da Identidade Docente de Professores de Educação Física no Início da Docência

Por: e Victor Julierme Santos da Conceição.

Movimento - v.23 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Buscamos compreender a construção da identidade docente de professores de Educação Física em início de carreira a partir de sua socialização na cultura escolar, em duas escolas da Rede Municipal de Escolas de Porto Alegre (RMEPOA). Desenvolvemos uma etnografia educacional crítica com a utilização de entrevistas, observação participante, diário de campo e análise de documento. Emergiram as seguintes categorias analíticas: experiência complexa nas escolhas e percursos pessoais: em busca do ser professor; a complexidade da cultura escolar: elementos dialógicos na prática educativa; sistema, organização e ordem: as interações com o circuito de coprodução.

Endereço: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/55916

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.