A Cultura Infantil e a Relação com os Saberes da Educação Física na Escola

Por: Marcos Rafael Tonietto e Marynelma Camargo Garanhani.

Movimento - v.23 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O presente artigo apresenta parte de uma pesquisa que teve o objetivo de compreender como os saberes de professores da Educação Física Escolar se relacionam com a Cultura Infantil. Para isso, utilizaram-se como referencial teórico os estudos de Sarmento e Florestan Fernandes. O instrumento metodológico para a produção de dados foi a entrevista semiestruturada, e os sujeitos da pesquisa foram professores da rede municipal de ensino de Curitiba que atuam com crianças de 4 a 6 anos. Conclui-se, no estudo, que a utilização dos elementos da Cultura Infantil – jogos e brincadeiras – pode ser indício de que os saberes da Educação Física se relacionam com a Cultura Infantil. Mas, para que isso ocorra, eles devem se relacionar com os eixos estruturadores da Cultura Infantil: reiteração, fantasia do real, ludicidade e interatividade.

Endereço: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/66236

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.