Resumo

Uma observação informal sobre o comportamento de determinadas pessoas em ambientes de prática esportiva de lazer levou em consideração a existência de fortes componentes educacionais trazidos de suas vivências anteriores em seu processo de formação. A faixa etária dessas pessoas indica que o período escolar de vivências e de aquisição de comportamento para tais atitudes foi por volta do final da década de cinqüenta e início da década de sessenta e que também são oriundas de uma mesma instituição escolar, o Colégio Estadual "Culto à Ciência" da cidade de Campinas. A escola, mais do que a família na ocasião era responsável por influenciar comportamentos. Levantamentos retirados da observação indicaram que a disciplina Educação Física Escolar, naquele período, era desenvolvida respeitando os padrões e preceitos da época relacionados à metodologia e às necessidades culturais vigentes. Tudo era novidade: as atividades escolares sempre traziam experiências novas aos alunos; atividades fisicas formativas e recreativas; o conhecimento dos alunos daquele período se dava através dos conteúdos da disciplina, porque era através desse conteúdo que se adquiriam novos elementos para a prática fisica; práticas esportivas que hoje podem ser denominadas de lazer, por acontecerem nos períodos de tempo livre do trabalho, antes eram práticas recreativas de formação corporal com forte preocupação com o fisico. Atualmente, em virtude do desenvolvimento industrial, com as novas relações trabalho/tempo-livre e considerando os conteúdos culturais do lazer e da Educação Física com suas práticas recreativas, encontra-se especificamente no conteúdo fisico esportivo do lazer, grande importância de significados no contexto sócio cultural. O professor, naquela época, apesar de ter consciência do significado das práticas desenvolvidas, como algo além do desenvolvimento fisico corporal, não se utilizava propostas de lazer. O estudo quer comprovar esta afirmativa, buscando levar as escolas de formação de profissionais da área, atualmente, a ficarem atentas ao significado do contexto trabalho/tempo-livre. Como metodologia foi utilizado um Estudo de Caso, especificamente quanto à disciplina Educação Física utilizada no Colégio em questão. Uma entrevista semi estruturada com um ex-aluno do universo observado norteou a elaboração de um questionário de múltipla escolha utilizado na coleta de dados para a comprovação das hipóteses. Chegou-se à conclusão que a Cultura do Lazer Físico-Esportivo, observado nessa população, é resultado das vivências no conteúdo da disciplina Educação Física Escolar do Colégio "Culto à Ciência" de Campinas. O resultado deste trabalho tem como produto a comprovação da necessidade de se reforçar na disciplina Educação Física Escolar, das escolas públicas de ensino fundamental e médio, os objetivos que são voltados a preparar seus alunos para que saibam como preencher seu tempo livre no futuro, principalmente como proteção às condições de melhor saúde e qualidade de vida 

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