Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar como a cultura é tratada na produção de conhecimento da educação física brasileira, identificando se pesquisadores da área a elegem como tema central ou periférico. Dessa forma, seis pesquisadores/professores da educação física brasileira que vêm tematizando a cultura em suas produções teóricas foram intencionalmente selecionados, os quais participaram da investigação por meio de entrevista. O intuito era perceber qual a apreensão de cada um deles acerca da cultura na educação física, sendo eles: Celi N. Z. Taffarel, Hugo R. Lovisolo, Jocimar Daolio, Marcos G. Neira, Marco P. Stigger e Valter Bracht. Com base no conceito de centralidade da cultura formulado por Hall (1997), buscou-se entender as relações desse conceito junto a outras obras que discutem a temática. A análise dos dados foi realizada com orientações teóricas e metodológicas de Bardin (2011), as quais auxiliaram na interpretação acerca de duas principais categorias temáticas: ?conceito de cultura e ?cultura como centralidade ou periferia. A pesquisa aponta que para alguns pesquisadores a cultura é central na produção da educação física brasileira, assim como não assume condição central nem periférica para outros interlocutores, haja vista que se relaciona com outros campos de conhecimento também importantes e que esse conceito, na área, é marcado por polissemia e imprecisões dos campos teóricos. Entretanto, para além das reflexões acerca da centralidade ou periferia da cultura na educação física está a compreensão dos modos pelos quais a cultura se constrói e se estrutura na área, o que exige radicalidade em relação aos saberes produzidos e o exercício vigilante da atividade epistemológica frente à apropriação desses saberes.

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