Resumo

Atividades relacionadas à Dança apesar de terem boa aceitação nas escolas desde a educação infantil ao ensino médio são pouco exploradas na Educação Física Escolar. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma proposta didática centrada na Unidade Temática – Danças, que possa subsidiar professores de Educação Física a planejar sobre o assunto, com uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Pacatuba/CE. Os participantes da experiência foram crianças de uma turma do 3º ano (manhã) da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Walney do Carmo Lopes no ano letivo de 2023. O trabalho teve caráter qualitativo, por relato de experiência descritivo, interpretando dados observados no processo de ensino-aprendizagem de uma sequência pedagógica. Os instrumentos para coleta de dados na pesquisa de campo foram um plano pedagógico de ação estruturado com oito momentos, um diário de campo da professora-pesquisadora e um portfólio de atividades realizadas pelos(as) alunos(as) durante as aulas. Os objetivos deste estudo foram alcançados, pois foi desenvolvida e experimentada uma sequência didática com crianças de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Elas conseguiram apresentar todas as atividades solicitadas mesmo sem conhecimento prévio pelo tema, partindo da ideia que eles mesmos construíram sobre dança a partir do ritmo. O que pode subsidiar e referenciar planejamentos futuros de professores de EFE. A sequência foi descrita com detalhes do que as crianças absorveram de entendimento sobre o assunto. As potencialidades desta pesquisa podem destacar que ela parte de algo que é intrínseco de todos os seres humanos, o ritmo. Constrói um conhecimento partindo do que os alunos conhecem. Os limites desta pesquisa se dão principalmente pelo tempo e a carga horária do componente curricular. Pela percepção da dança na/da escola para além das montagens de coreografias para evento. Experiência dos/das alunas sem restrições de gênero ou religião, que eles tenham o direito de conhecer amplamente executado. E que os sistemas de ensino federal, estadual e municipal possam contribuir na formação continuada dos/das professores/as de EF sobre a temática da dança na escola. As discussões se destacaram pelo fato das questões de gênero não afetarem a execução das atividades. Questões religiosas limitaram a participação de uma aluna. Cantigas de roda parecem estar reduzidas no repertório geral das crianças. A dança atraiu a atenção de alunos com deficiência intelectual. O senso comum ter se mostrado nos desenhos das crianças que se repetiram ao simbolizar cada estilo musical. Concluímos essa pesquisa afirmando que qualquer unidade temática e seus objetos de conhecimentos são possíveis de serem desenvolvidos através de planejamento e pesquisa.

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