A Dança Como Conteúdo das Aulas de Educação Física: Suas Possibilidades a Partir da Formação Continuada dos Professores do Município de Bagé/rs

Por: Roberta Santos Azambuja dos Santos.

175 páginas. 2014 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

A dança escolar é um dos conteúdos que compõe as propostas da Educação Física. Entretanto, inúmeros estudos apontam que esta prática corporal não é expressiva enquanto conteúdo das aulas de Educação Física na escola. Neste sentido, esta pesquisa buscou compreender os saberes envolvidos na formação docente, a partir da análise de um processo de intervenção com dança escolar com os professores de Educação Física do município de Bagé/RS. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo priorizando a metodologia da Pesquisa-Ação, seguindo o ciclo apontado por Tripp (2005), onde as ações são planejadas, implementadas, descritas e avaliadas. Após a realização da intervenção avalia-se a prática a fim de que esta seja melhorada. Os sujeitos investigados foram os professores de Educação Física da rede municipal da cidade de Bagé/RS que atendem aos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A intervenção foi realizada durante um período de três meses no primeiro semestre do ano de 2013, envolvendo aulas de dança escolar, onde houve um processo de constante troca entre os pares durante os encontros, surgindo discussões pontuais acerca da realidade da dança escolar nas escolas em que atuam. Para documentar todas as informações produzidas, regularmente nos encontros, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários (diagnóstico e de avaliação), filmagens, fotos, memoriais reflexivos. Através das informações obtidas foi feita a categorização, exploração e discussão da pesquisa a partir da análise de conteúdo e triangulação de dados. O estudo revelou a importância da formação continuada para os professores, que evidenciaram melhoria na capacitação para trabalhar com o conteúdo nas suas práticas pedagógicas, permitindo aos mesmos refletir os antigos saberes em prol da construção de novos. As práticas formativas devem ser uma constante na carreira docente, possibilitando aos professores melhoria no seu desenvolvimento profissional.

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/arquivo-de-dissertacoes-2015/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.