Resumo

O objetivo foi compreender como o professor que atua no ensino da dança como vivência de lazer percebe o seu papel na formação do aluno economicamente desfavorecido na educação não-formal. Justificou-se à medida que desvelou como os professores de dança, atores participantes desse processo, percebem o seu  papel, o que permitiu  conhecer e compreender melhor a atuação, valores e crenças que norteiam a prática do ensino da dança como um dos conteúdos culturais do lazer. Também se mostrou importante porque nos trouxe conhecimentos e compreensões necessários à fundamentação de intervenções e transformações. A análise dos dados nos indicou que a dança relacionou-se com fuga, lazer, status, esperança de uma vida melhor, diversão, valorização, auto-estima, reconhecimento pessoal. Nenhuma destas percepções deve ser ignorada, muito pelo contrário, devem ser valorizadas no sentido de atender a vários interesses e necessidades. O professor, sensível ao seu papel como educador, deve utilizar-se desses interesses e necessidades estabelecendo uma conexão entre a dança, o lazer,  o sujeito e a sociedade. Sugerimos que a dança como lazer deva ser trabalhada de forma a desconstruir/construir novos conhecimentos, levando à reflexão que possibilite uma visão mais crítica sobre o mundo em que se vive.