A Dança Como Produção de Conhecimento no Curso de Educação Física: Um Estudo Exploratório

Por: Apoliana Simplicio de Araujo, Francisca Franciely Veloso de Almeida, Jheniffer Morais Ditadi e Nathália Eduarda de Arruda.

Corpoconsciência - v.23 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A dança hoje está inserida em diversos campos científicos, trazendo uma importância significativa, pois tem uma característica multifacetária, podendo ser utilizada em diversos fins e por diversas possibilidades. O presente estudo é um recorte de trabalho de conclusão de curso em andamento que aborda o mapeamento dos conhecimentos produzidos sobre a dança no curso da Educação Física. Para tal será utilizado como base o mapeamento dos Trabalhos de conclusão de curso, identificando a dança em diversos aspectos. Objetivo: Propõe-se mapear a produção de conhecimentos sobre dança nos cursos de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Mato Grosso no campus de Diamantino e Cáceres, identificando os campos de atuação em que envolve a dança e aproximação da produção de conhecimento em dança no contexto escolar e de formação em Educação Física. Metodologia: Para o estudo bibliográfico foi feita uma pesquisa no site da Biblioteca da UNEMAT, utilizando “dança” como palavra chave. O critério de inclusão foram todas monografias que estivessem disponibilizadas digitalizadas. Como critérios de exclusão, destacamos os trabalhos que não são de conclusão de curso, os que não tiverem a temática dança e que não foram disponibilizados digitalmente. Resultados: Foram encontradas 39 monografias sobre dança, 24 do Campus de Cáceres e 15 do Campus de Diamantino, entre os anos de 2008 a 2018, em relação as temáticas encontradas podemos destacar estudos que abordam a dança voltados para os aspectos relacionados a educação, a saúde, inclusão, gênero, cultura e etnia. Em maior destaque as temáticas relacionadas a educação, saúde e inclusão. Conclusão: Considera-se importante esse tipo de estudo, pois o mapeamento da produção de dança nos cursos de Educação Física evita a reprodução de estudos semelhantes e possibilita pensar em problemáticas ainda não abordadas para futuros estudos. 

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/viewIssue/561/73

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.