A Dança Contemporânea na Década de 1990: Movimento Artístico, Políticas Públicas e Mercado.

Por: Andréa Bergallo Snizek.

153 páginas. 2004 09/02/2004

Send to Kindle


Resumo

"A dança contemporânea na década de 1990: movimento artísticopolíticas públicas e mercado" é um estudo com enfoque principal nas ,representações dos agentes envolvidos neste processo (diretores artistas de ,companhias, administradores públicos, produtores e mercado). A dança se ,organiza através de relações (formais e informais) que são os fatores ,definidores de sua emancipação. As formas de organização da classe, de ,articulação entre artistas e Estado e de circulação da dança carioca têm sido ,fatores de definição das políticas públicas no Rio de Janeiro, que têm a ,Secretaria Municipal das Culturas como referência, por seu perfil de ação ,política de apoio à dança no País. A partir dos relatos de agentes que ,participaram e que ainda participam diretamente desse processo, são ,discutidas as transformações e emergências referentes à: gestão dos diretores ,coreógrafos de companhias de dança; consciência política por parte da classe ,de dança; cultura e administração das políticas públicas. As diferentes formas ,de representação e participação desses agentes no processo de ,desenvolvimento da dança contemporânea carioca nas décadas de 1980 e ,1990 testemunham a força das relações na estruturação social, onde ora o ,fazer artístico sofre interferências e influências da ação política, ora a ação ,política intervém e influencia o fazer artístico ou a estruturação da obra de arte.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=370&listaDetalhes%5B%5D=370&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.