A Dança: Conteúdo da Cultura Corporal

Por: Eveline Ximenes Tomaz e T. M. V. Sampaio.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Este trabalho se propõe, através de uma investigação bibliográfica, identificar a dança como conteúdo da cultura corporal de movimento, e suas possibilidades como conteúdo a ser facilitado pelo professor de Educação Física em suas aulas.

Métodos e Resultados:
O estudo trata de uma revisão bibliográfica sobre a dança na escola e sua relevância como instrumento de formação. A dança é um conteúdo a ser trabalhado na área do conhecimento de Educação Física. Além de ser uma atividade que proporciona prazer e socialização, promove o auto-desenvolvimento nos aspectos biológico, social, cognitivo e afetivo, proporcionando ao aluno o conhecimento de si e do outro. Em meio a tantas possibilidades a dança assume múltiplas características, tornando-se uma expressão individual ou coletiva, proporcionando e comunicando idéias e mensagens que contribuem para a formação cidadã das pessoas.

Conclusão:
Em meio a tantas possibilidades a dança assume múltiplas características, tornando-se uma expressão individual ou coletiva, comunicando ideias e mensagens que contribuem para a formação das pessoas. Segundo Marques (2010) a dança tem potencial para contribuir na formação de críticos em potencial, na perspectiva de construir um mundo melhor.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.