Resumo

A dança, embora integrante da cultura corporal, raramente aparece como um dos conteúdos constitutivos da Educação Física para ser trabalhando no contexto escolar. Tal procedimento por parte da escola pode estar vinculado à concepção que os professores de Educação Física têm sobre a dança e quanto ao perfil profissional que as universidade vêm formando. Esta pesquisa buscou diagnosticar a base conceitual de sustentação epistemológica sobre o conteúdo da dança dos professores da formação inicial e dos professores de Educação física da educação básica. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfico e de campo, visando o conhecimento da realidade. Como técnica de coleta de dados utilizamos entrevista semi – estruturadas aplicadas em dois grupos: O primeiros com professores da disciplina Dança e de disciplinas com conteúdos ligados a ela nos cursos de formação inicial em Educação Física das universidades estaduais do Paraná e, o segundo com os professores de Educação Física que atuam na educação básica nas escolas estaduais da cidade de Londrina – PR. A opção por ambos os grupos se deu pela razão de estarmos inseridos nessa realidade. A análise de conteúdos seguiu orientações da "análise temática". As informações coletadas possibilitou refletirmos sobre a concepção que os professores apresentam sobre a dança, seus pressupostos epistemológicos e educacionais. De acordo com a realidade investigada apresentamos algumas perspectivas para o trato do conhecimento da dança na educação básica, contribuindo para discussões acerca da reformulação curricular e para o implemento de processos de intervenção tanto na formação inicial quanto na educação básica.

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