Resumo

A dança, prática social marcada pela cultura de cada grupo e sociedade, ao se integrar à Educação Física, porta-se como elemento relevante da cultura corporal de movimento. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta como temática a prática pedagógica da dança de Siriri, uma dança que representa um dos maiores símbolos culturais do povo de Mato Grosso. O estudo teve por objetivo possibilitar o trato pedagógico dos conhecimentos da dança de Siriri em uma escola pública de Mato Grosso, como manifestação relevante da cultura local. A pesquisa se constitui de abordagem qualitativa e toma como eixo central, no âmbito teórico metodológico, a Pesquisa Ação, pela possibilidade de os participantes atuarem de maneira compartilhada na produção de saberes e fazeres pedagógicos. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Professora Marlene Marques de Barros, localizada no munícipio de Várzea Grande - MT. Os sujeitos colaboradores deste estudo foram estudantes dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental, sendo 9 meninas e 5 meninos, num total de 14 estudantes, participantes do projeto “Conhecendo a dança de Siriri na escola”, no qual foram desenvolvidas 15 aulas de dança. Como instrumentos de coletas de dados, utilizamos o roteiro de observação do participante e os questionários de entrada e de saída, aplicados no início e no término das ações, bem como os planos de aulas. Durante as aulas, ocorreram registros com imagens e vídeos feitos pelo celular do pesquisador. Todas as informações obtidas por intermédio dos instrumentos de coleta de dados foram analisadas, discutidas e fundamentadas pelo referencial teórico. Na literatura, encontramos que o siriri sobrevive em meio ao avanço dos meios tecnológicos e da cultura de massa, pois tem adotado novos elementos que contribuem para a sua ressignificação. O estudo evidencia a necessidade de mais trabalhos publicados, inclusive de mais estratégias de ensino para se trabalhar com dança nas aulas de Educação Física. As oficinas se mostraram como momentos ricos de trocas entre todos os envolvidos na ação. Os estudantes destacaram como pontos mais relevantes a socialização, o momento de apresentação, as aulas de dança e, acima de tudo, compreenderam toda a representatividade que a dança de Siriri carrega enquanto cultura popular do povo mato-grossense.

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