Resumo

Políticas educacionais que partiram da Lei no 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabeleceu a inclusão e obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, contribuíram para a incorporação de conteúdo étnico-racial na educação e diversificaram as possibilidades no trato de conteúdos em sala. No âmbito da Educação Física Escolar há inúmeras perspectivas que atravessam a sala de aula e versam sobre as representações corporais, padrões estéticos e raciais na dança, esportes, ginástica e demais conteúdos do componente curricular. Tendo em vista isso, este trabalho objetiva relatar a experiência do ensino do conteúdo Dança, com ênfase nas questões étnico-raciais nas aulas de Educação Física com uma turma do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Universitário - COLUN da Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Essa oportunidade se desenvolveu com estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de licenciatura em Educação Física da mesma instituição. Metodologicamente, tomamos como referência bibliográfica edocumental, os estudos do Coletivo de Autores (2014) e PCPE (2013) acerca do embasamento teórico para entendimento do conteúdo.

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