A Dança Enquanto Profissão: Uma Abordagem Descritiva

Por: Fernanda Guidarini Monte.

VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança - CHELEF

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Resumo

O estudo sobre a dança pode ser efetuado a partir de uma abordagem descritiva, onde profissão é conceituada como um conjunto de tarefas que possuem a mesma finalidade.Para desempenhar uma profissão torna-se essencial um conjunto de conhecimentos, habilidades e preparação para o trabalho. Os critérios necessários para que uma atividade seja considerada uma profissão, foram sistematizados por Nascimento (1998) em conjunto estruturado de conhecimentos, programas de formação institucionalizados, associação profissional própria e código de ética. A profissão dança caminha rumo à profissionalização quando apresenta programas de formação institucionalizados. O aumento gradativo do número de oferta para formação inicial em dança sugere uma certa preocupação da sociedade com a qualificação dos recursos humanos e com o desenvolvimento do corpo de conhecimentos. Percebe-se, através dos currículos das faculdades de dança brasileiras, que o corpo de conhecimentos específicos proporciona autenticidade, auxiliando na definição de uma identidade própria à dança. A produção de conhecimentos da área, tem crescido no Brasil, entretanto, existe ainda grande carência de pesquisas e publicações. Um maior número de publicações poderia provocar mudanças no pensar e agir dos profissionais, diminuindo a fragilidade teórica. A existência de associações regionais e do Sindicato dos Artistas também demonstra um caminhar próspero. Contudo, o movimento torna-se por muitas vezes enfraquecido devido à diversidade de interesses dos profissionais credenciados, demonstrando a variedade e especialização das atividades de trabalho dentro da categoria. A ausência de um código de ética para os profissionais da dança dificulta a profissionalização no sentido de projetar a uma imagem profissional positiva.

Endereço: http://cev.org.br/eventos/viii-congresso-brasileiro-historia-da-educacao-fisica-esporte-lazer-danca

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