A Dança na Perspectiva Crítico-emancipatória: Uma Experiência no Contexto do Ensino Médio

Por: Gizéli Servo, Marizete Lemes da Silva Matiello, Neusa Dendena Kleinubing e Ricardo Rezer.

Pensar a Prática - v.15 - n.3 - 2012

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Resumo

Este texto apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa desenvolvida com jovens do ensino médio em uma escola da rede pública estadual. O objetivo é analisar uma proposta de ensino da dança para o Ensino Médio, com base na abordagem crítico-emancipatória (KUNZ, 1991, 2001). Essa pesquisa fundamentou-se nos princípios da pesquisa-ação como forma de intervenção e produção de conhecimento junto aos colaboradores desse estudo. Os resultados destacam a importância da inclusão da dança enquanto conteúdo da Educação Física no Ensino Médio, compreendendo-a como possibilidade de articulação entre os elementos das culturas juvenis e os saberes a serem adquiridos com essa prática, visualizando um fazer na/em dança mais consciente e crítico.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/14532/12071

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