A Dança Redentora na Escola: Uma Análise dos Filmes Vem Dançar; Ela Dança, Eu Danço; e no Balanço do Amor

Por: Sabrine de Jesus Ferraz Faller.

154 páginas. 2008 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho analisa representações de dança produzidas em três filmes hollywoodianos – Vem Dançar (Take the lead, 2006), Ela Dança, Eu Danço (Step Up; 2006) e No Balanço do Amor (Save the Last Dance, 2001). A abordagem analítica utilizada neste estudo é qualitativa e inspirada nos Estudos Culturais, nos Estudos de Mídia e nos Estudos Culturais em Dança. Os filmes Vem Dançar, Ela Dança, Eu Danço e No Balanço do Amor são analisados e articulados entre si, através de cenas, imagens e diálogos que compõem e mostram a dança como uma prática unificadora e civilizatória de jovens, bem como uma atividade ligada ao prazer e à diversão; a dança também é mostrada, em determinados momentos, como uma forma de “castigo” (caso da dança de salão), como um objetivo de vida profissional e como uma forma de “trânsito” entre culturas e mundos diferentes. Estes filmes também apresentam escolas marcadas pela violência, adolescentes demonizados, professores de dança como “mestres pastorais” (GARCIA, 2002) e a dança como possibilidade de recuperação. Verificou-se, também, que o caráter recuperador da dança é atribuído apenas ao ballet clássico e à dança de salão, construído em oposição ao caráter transgressor do hip hop (ligado às culturas juvenis pobres, negras e hispânicas). 

Endereço: http://www.ulbra.br/canoas/pos-graduacao/presencial/ppgedu/mestrado/dissertacoes-defendidas

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.