Integra

INTRODUÇÃO:

Estudos evidenciam que a dança possibilita uma maior integração social, além de ser uma atividade física prazerosa para todos os gêneros e idades. O estudo objetivou analisar a prática da dança de salão na percepção de indivíduos do sexo masculino freqüentadores de academias de Florianópolis.


METODOLOGIA:

O estudo de campo, descritivo diagnóstico foi constituído por uma amostra intencional de 43 homens, com média de idade de 28, 69 anos praticantes de dança de salão no mínimo há um ano e que tiveram interesse em participar do estudo. Utilizou-se um questionário auto-aplicável com questões referentes a dados pessoais, motivos da prática e qualidade de vida. A coleta de dados foi realizada mediante os seguintes procedimentos: distribuição dos questionários nas academias com uma breve explicação sobre o que estava sendo investigado e como deveria ser respondido.Utilizou-se estatística descritiva através do cálculo de freqüências absolutas e valores médios.


 RESULTADOS:

Os resultados indicaram que: (1) Os homens praticantes de dança de salão situam-se na faixa etária entre 15 e 25 anos, são predominantemente solteiros, possuem segundo grau completo e terceiro incompleto, com renda em geral de 5,1 até 8 salários mínimos e percebem sua saúde hoje como ótima ou muito boa. (2) Em relação ao motivo de escolha e de permanência, foi o gostar de dançar e a socialização, e sua freqüência nas aulas deve-se ao divertimento, prazer e bem estar. (3) Com relação à qualidade de vida, todos os praticantes percebem melhoria na qualidade de vida e afirmaram que os benefícios com a prática são saúde, socialização, bem estar e auto-estima.


 CONCLUSÕES:

Desta forma, conclui-se que o divertimento, prazer e bem estar percebidos durante a prática, podem ser fatores que interferem positivamente na qualidade de vida e a dança de salão parece ser mais uma opção de atividade física eficaz entre homens adultos.